Quase 97 mil candidatos se preparam para realizar a primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025 neste domingo (19). A prova, aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ocorrerá em 225 municípios distribuídos por todos os estados e no Distrito Federal. Este número representa um aumento de 9,8% em relação a 2023, quando o exame foi aplicado em 205 cidades.
Os candidatos já podem conferir seus locais de prova através do cartão de confirmação de inscrição, disponível no Sistema Enamed, acessível com a senha do Gov.br. O documento informa o número de inscrição, data, horários do exame e detalhes sobre atendimentos especializados ou uso de nome social, se solicitado durante a inscrição.
No dia da prova, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. O exame terá início às 13h30 e duração de cinco horas, com término previsto para as 18h30. É imprescindível que os participantes apresentem um documento de identificação oficial, original e com foto, emitido por órgãos brasileiros. Documentos digitais com foto, apresentados em aplicativos oficiais ou no Gov.br, também serão aceitos. Candidatos estrangeiros deverão apresentar passaporte.
A prova será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. O gabarito preliminar será divulgado no dia 22 de outubro.
O Enamed pode ser utilizado como etapa de seleção para residência médica, através do Exame Nacional de Residência (Enare), um processo seletivo unificado em âmbito nacional. Os resultados do Enamed também serão utilizados para orientar políticas públicas de formação médica.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br