A Universidade de Brasília (UnB) abriu as inscrições para o vestibular indígena 2026. O processo seletivo, que oferece 154 vagas em mais de 40 cursos de graduação, é destinado exclusivamente a candidatos indígenas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 18h do dia 7 de novembro, horário de Brasília.

Os interessados devem se inscrever por meio do do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou desejarem utilizar nome social devem indicar essa necessidade no momento da inscrição.

As vagas são distribuídas entre os campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, no Distrito Federal, abrangendo cursos como direito, enfermagem, engenharias, farmácia e psicologia. A lista completa dos cursos e o número de vagas disponíveis para cada um podem ser consultados no edital do processo seletivo.

Para participar, os candidatos devem ter cursado ou estar cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. Caso o ensino médio tenha sido realizado na rede privada, é necessário comprovar que os estudos foram ou estão sendo feitos com bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50% do valor da mensalidade.

As vagas são destinadas a candidatos que buscam o primeiro curso de graduação ou que nunca tenham concluído um curso superior. A participação não é permitida para quem já possui diploma de graduação.

O processo seletivo será realizado em duas fases: aplicação de provas objetiva e de redação em língua portuguesa, no dia 7 de dezembro, e avaliação de documentação e entrevista pessoal, de 8 a 10 de dezembro. As seleções serão realizadas em Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).

O resultado final do vestibular e a convocação para o registro acadêmico online em primeira chamada para o primeiro semestre de 2026 serão divulgados no dia 19 de janeiro de 2026. Mais informações podem ser obtidas no do Cebraspe ou pelo telefone (61) 3448-0100. O vestibular indígena é fruto de uma parceria entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Menu