O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), formalizou um acordo com a Universidade de São Paulo (USP) para impulsionar o turismo acessível no estado. O Termo de Convênio, firmado na capital paulista, visa desenvolver estudos e pesquisas que promovam a inclusão e a competitividade dos destinos turísticos para pessoas com deficiência.
A parceria, estabelecida com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, concentrar-se-á na criação de produtos e ações que aprimorem a oferta turística para este público. O projeto também prevê a identificação de oportunidades de melhoria em acessibilidade em pontos turísticos, tanto públicos quanto privados, além da oferta de cursos de capacitação para gestores do setor. O objetivo é qualificar o atendimento, tornando os destinos paulistas mais acolhedores e competitivos.
O convênio foi assinado pelos secretários Marcos da Costa (SEDPcD) e Roberto Lucena (Setur-SP), com a participação do diretor da EACH-USP, Ricardo Ricci Uvinha, representando o reitor da USP, Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior. As secretarias estaduais investirão R$ 182 mil na iniciativa, que busca integrar a gestão pública, a academia e o setor turístico.
O projeto será executado em fases, incluindo o mapeamento de pelo menos 50 ações de acessibilidade ligadas ao turismo nos municípios paulistas, o estudo das melhores práticas, a organização de um evento de premiação e oficinas de capacitação, tanto presenciais quanto online. A vigência do convênio é de 12 meses.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br