O atletismo brasileiro demonstra sua força com a participação de atletas do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo, instalação mantida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Três jovens talentos, frutos do trabalho desenvolvido no Centro, foram selecionados para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-20, agendado para ocorrer entre 28 de outubro e 2 de novembro, em Lima, no Peru.

Thiago Lacerda, especialista no lançamento de dardo; Luan Robert, atleta do salto triplo; e João Guilherme, dedicado ao lançamento de martelo, integram o grupo de 62 esportistas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo.

Thiago, de 19 anos, expressou seu entusiasmo: “É a primeira vez que disputo o Sul-Americano sub-20. Minha expectativa é retornar com a medalha de ouro”. O atleta já conquistou o título de campeão pan-americano sub-20, alcançando a marca de 71,84 metros, seu recorde pessoal. Tal desempenho o coloca a apenas 5 metros do recorde brasileiro da categoria.

O Brasil lidera o ranking de medalhas na competição, que teve sua primeira edição em 1959. Ao longo dos anos, o país acumulou um total de 1.755 medalhas, sendo 744 de ouro, 566 de prata e 445 de bronze.

O Centro de Excelência Esportiva, inaugurado em agosto de 2021, atualmente oferece suporte a 150 atletas com idades entre 14 e 21 anos, abrangendo as modalidades de judô e atletismo. Nos últimos dois anos, a Secretaria Estadual de Esportes investiu mais de R$ 9 milhões no espaço, cuja administração é de responsabilidade da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Menu