São Paulo teve uma noite de reconhecimento no cenário turístico nacional, conquistando seis prêmios na mais recente edição do Prêmio Nacional do Turismo. O estado se destacou em diversas categorias, com quatro premiações em primeiro lugar e duas em terceiro.
O pioneirismo do Programa de Avistamento de Baleias, da Secretaria de Turismo de São Sebastião, garantiu o primeiro lugar na categoria “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo”. A iniciativa tem atraído um crescente número de turistas interessados na vida marinha do Litoral Norte. Estimativas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) apontam que cerca de 120 mil pessoas viajam anualmente para a região motivadas pelo avistamento de baleias, gerando um impacto financeiro direto de aproximadamente R$ 138 milhões por temporada.
Na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, o destaque foi para Palmitolândia, da cidade de Iporanga, no Vale do Ribeira. O projeto, idealizado por Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga, integra agricultura, gastronomia, turismo e lazer. Há 20 anos, a plantação, situada no coração da Mata Atlântica, reúne mais de mil receitas exclusivas à base de palmito. A iniciativa oferece passeios guiados pela plantação e oficinas culinárias que ensinam diversas receitas.
O estado também foi premiado na categoria “Governo Dirigentes e Parlamentares”, com o secretário Roberto de Lucena sendo reconhecido por sua atuação no setor turístico. Ernani Paciornik, CEO do Grupo Náutica e Fundador da Náutica, completou a lista dos vencedores em primeiro lugar, na categoria “Profissionais de Destaque na Iniciativa Privada e Empreendedores de Médio e Grande Porte”.
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Setur-SP conquistou o 3º lugar na categoria “Gestão de Dados e Inteligência em Turismo”. A Associação Caminho da Fé também foi premiada em 3º lugar na categoria “Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico”.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br