São Paulo acaba de inaugurar a Rede de Inteligência do Turismo Sustentável do Estado (RITS), um pioneiro ecossistema estadual de observatórios de turismo. O anúncio foi feito durante a Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro.
A iniciativa, liderada pela Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur-SP) sob a coordenação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), visa padronizar a coleta, o processamento, a análise e a disseminação de dados turísticos em todo o estado. O objetivo é garantir a fidedignidade, a comparabilidade e a integridade das informações geradas, permitindo um crescimento mais ordenado do turismo e o uso eficiente de recursos.
A RITS promete trazer benefícios tangíveis para as comunidades locais, a gestão pública e o mercado especializado, gerando inteligência de mercado. A ideia da criação da Rede surgiu no 1º Encontro de Observatórios de Turismo do Estado de São Paulo, que ocorreu em junho deste ano, sob coordenação do CIET, e que reuniu mais de 20 observatórios municipais e regionais.
O lançamento da Rede facilitará a aproximação entre os observatórios de turismo do Estado, apoiando o desenvolvimento de novos observatórios, ampliando o alcance do monitoramento de dados e gerando inteligência de mercado. A Setur-SP também é membro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT).
Durante a Abav Expo, a Setur-SP está presente com um estande de 150 m², promovendo os destinos paulistas. O espaço conta com 17 postos de atendimento de regiões turísticas e parceiros, além de ativações gastronômicas que oferecem aos visitantes o tradicional lanche de mortadela de São Paulo e o café de Torrinha. Os visitantes da ABAV podem participar de uma ativação de pintura com ícones e destinos paulistas e assistir a vídeos promocionais do Estado.